quarta-feira, 11 de julho de 2007

O direito à vida e...à morte !

O DIREITO À VIDA (E À DEMOCRACIA) DAS MULHERES MADEIRENSES
Artigo publicado no DH, por Fernanda Câncio

«Imagine que é uma mulher madeirense (se é, não tem de imaginar). Que engravidou e quer abortar. Imagine que se dirige ao único hospital da Madeira com serviço de obstetrícia e que lhe dizem que a lei aprovada e em vigor em todo o território nacional que lhe permitiria abortar por sua opção até às 10 semanas não está a ser aplicada na Região Autónoma por decisão do Governo Regional.

imagine que liga para o Ministério da Saúde, em Lisboa, e lhe explicam que não podem fazer nada por si - que a sua única opção é meter-se num avião a suas expensas e tentar ser atendida num hospital público do Continente ou numa clínica privada. Em qualquer dos casos, terá de juntar ao preço do bilhete de avião uma estada de pelo menos três dias - para o período de reflexão. Se recorrer a uma clínica terá também de pagar o aborto.»

Qual vida D. Fernanda, a que a mulher concebeu por descuido num momento de luxúria para satisfazer os seus prazeres sexuais, (veja-se postagem acima), ou a vida do embrião que sem tem culpa nenhuma se vê condenado à morte ?

É certo que se a reportagem da revista Sábado é verídica, a maioria das mulheres, novas ou velhas que engravidassem, nem sequer saberiam quem era o pai ! E não têm desculpa, porque nos tempos actuais, há muitas formas de evitar a gravidez e proteger-se ao mesmo tempo do SIDA e outras doenças perigosas que se transmitem por via sexual.

Se há milhares ou dezenas de milhares de doentes em lista de espera por cirurgias que são indispensáveis para salvarem as sua vidas, e muitos têm de gastar milhares de contos, mesmo pedindo-os emprestados, para fazerem por sua conta essas cirurgias e continuarem vivos, porque diabo é que as "madames" devem ter tudo pago, com o dinheiro desses mesmos contribuintes ?

Não deviam pagar uma viagem da Madeira a Lisboa. Deviam pagar uma viagem da Madeira a Lisboa, mas passando pela Austrália, para ver se nas próximas aventuras teriam os cuidados necessários !

Sem comentários: