quinta-feira, 31 de maio de 2007

Os Zé Fernandes do século XXI

Os Zé Fernandes do século XXI
Zé Fernandes - não confundir com o deputado "empata tudo"" José Sá Fernandes da Esquerda Unida - era o amigo do Jacinto na Cidade e as Serras de Eça de Queiroz. Quando o riquíssimo Jacinto ficou impressionado com a miséria e a fome em que viviam os rendeiros e seus filhos, na sua quinta de Tormes, o Zé Fernandes para o consolar diz-lhe:

— Está claro que há fome, homem! Tu imaginavas que o Paraíso se tinha perpetuado aqui nas serras, sem trabalho e sem miséria... Em toda a parte há pobres, mesmo na Austrália, nas minas de ouro. Onde há trabalho há proletariado, seja em Paris, seja no Douro..
Jacinto responde-lhe:

— Eu não quero saber o que há no Douro. O que eu pergunto é se aqui, em Tormes, na minha quinta, dentro destes campos que são meus, há gente que trabalhe para mim, e que tenha fome, e criancinhas, como esta, esfomeadas? É o que eu quero saber.

130 anos depois da publicação da obra do Eça, Portugal continua ainda cheio de pseudo bem intencionados Zé Fernandes !

Tanto barulho por causa do desaparecimento duma menina inglesa, gritam, e as 31 criancinhas que desaparecem por ano em Portugal, em África, na América Latina, e os meninos que passam fome e morrem no Darfur ( que quase ninguém sabe onde fica ) no "Furdar" e em 150.000 outros sítios espalhados por toda esta terra, exclamam cheios de autoridade.

Mas o Jacinto é que tinha razão. O que interessa aos portugueses é o que se passa no Algarve, que é a pérola do nosso turismo, que todos os anos atrai milhões de turistas e tanta riqueza deixa nos nossos cofres, sustentando dezenas ou centenas de milhares de postos de trabalho, que se podem ir perdendo se a imagem do Algarve ficar prejudicada com este acontecimento.

Mas cada dia aparecem mais ZÉ FERNANDES e ZÉ FERNANDAS a escrever artigos sobre o "exagero" dos media e dos pais nas suas diligências para conseguir saber o paradeiro da menina.

GERRY E KATE MC'CANN ESQUEÇAM A FILHA, FAÇAM COMO OS OUTROS CASOS QUE SE PASSARAM E PASSAM EM PORTUGAL, NÃO FAÇAM BARULHO, NÃO AGITEM AS ÁGUAS E VOLTEM PARA A INGLATERRA SILENCIOSAMENTE, PORQUE PARECE SER ESSA A VONTADE DA "ZÉ FERNANDADA" LUSITANA !

Não sejam cínicos, em vez de escreverem comentários sem pés nem cabeça, dediquem-se à pintura, e deixem as autoridades fazer o seu trabalho, que não parece ser nada fácil, e resolver um caso que fora de Portugal, tanto nos poderá prejudicar.

Sem comentários: